Nota: links dentro de «» e realces desta cor são da minha responsabilidade
fonte: German police seize bank records in Luanda Leaks brewery probe
Do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação
5 de Junho de 2020
Segundo informou os media local, a polícia revistou a sede do banco de exportação estatal da Alemanha no mês passado, como parte de uma investigação criminal desencadeada pela investigação Luanda Leaks.
Segundo Suddeutsche Zeitung, NDR e WDR, a polícia federal apreendeu arquivos do KfW-Ipex-Bank, uma subsidiária do Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), após alegações sobre funcionários do banco terem apropriado fundos públicos ao conceder um empréstimo de US $ 55 milhões à cervejaria da bilionária angolana Isabel dos Santos. Ainda segundo as mesma fontes, as autoridades também estão a investigar se o KfW examinou adequadamente os vínculos de Santos à empresa de cerveja Sodiba antes de conceder o empréstimo.
Segundo Luanda Leaks, uma colaboração do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação e jornalistas em 20 países, em 2015, a subsidiária da KfW emprestou à Sodiba US $ 55 milhões através de um banco angolano. A investigação revelou como Dos Santos, a mulher mais rica da África, retirou centenas de milhões de dólares de dinheiro público de um dos países mais pobres do mundo.
Segundo for reportado, a investigação Luanda Leaks revelou que dos Santos usou o empréstimo para comprar uma cervejaria e sistemas de enchimento da fabricante alemã Krones AG. A Krones AG disse a repórteres no momento da investigação que não sabia anteriormente que Sodiba era dos Santos. Os registos públicos existem há anos, mesmo antes do empréstimo que ligava a filha do presidente autocrático de Angola, José Eduardo dos Santos, à empresa.
Na criação da cervejaria, informou o ICIJ, dos Santos também usou paraísos fiscais e conselhos da PwC num esforço para evitar o pagamento de impostos em Angola.
O KfW confirmou a investigação à Süddeutsche Zeitung e disse que estava a cooperar com as autoridades. O banco de importação e exportação é uma das maiores agências governamentais de financiamento do mundo. Representantes do ministério das finanças da Alemanha participam no conselho de supervisão.
A polícia alemã não respondeu aos nossos pedidos para comentar.
Dos Santos nega irregularidades. Em Dezembro de 2019, antes da publicação da Luanda Leaks, mas depois de Santos e representantes do Governo de Angola receberam as perguntas detalhadas do ICIJ, um tribunal de Luanda congelou os bens de Santos e do seu marido, incluindo a participação do casal na Sodiba. Dos Santos enfrenta acusações criminais e civis em Angola.