A Arte da Omissao

ACORDEM

Assange: Recurso do Departamento de Justiça dos USA para que Assange seja extraditado

Nota: links dentro de «» e realces desta cor são da minha responsabilidade

Tradução do artigo  Biden DOJ Files Appeal to Get Assange Extradited

  do Consortiumnews.com

12 Fevereiro de 2021

Os EUA entraram com um recurso no Supremo Tribunal de Londres para reverter a decisão de um juiz britânico de não extraditar o editor do WikiLeaks, por motivos de saúde.

Na sexta-feira, a  administração liberal de Joe Biden provou ser não menos inimiga da liberdade de imprensa do que Donald Trump, ao entrar com um recurso no Supremo Tribunal do Reino Unido na sexta-feira para colocar as mãos no jornalista Julian Assange.

O objectivo é anular a decisão da magistrada Vanessa Baraitser, que em 4 de Janeiro decidiu que o editor do WikiLeaks correria risco elevado de suicídio se fosse extraditado para os Estados Unidos e enfrentasse a prisão perpétua numa prisão de máxima segurança nos EUA.

A Amnistia Internacional juntou-se na quinta-feira a uma série de organizações a favor da liberdade de imprensa e direitos humanos, incluindo Repórteres Sem Fronteiras e Human Rights Watch, para pedir ao governo Biden que retire o caso contra Assange. Mas caiu em ouvidos surdos em Washington.

Biden foi vice-presidente do governo Barack Obama, o qual decidiu não processar Assange em 2011 essencialmente por motivos de liberdade de imprensa, argumentando que se ele indiciasse Assange por actividade jornalística, então teria que processar o New York Times e outros meios de comunicação tradicionais exactamente pela mesma actividade. Biden rompeu com seu antigo governo.

Biden teve outra oportunidade de mostrar que era o homem “decente” que os seus apoiantes dizem ser e de se dissociar das visões iliberais, na verdade extremistas, do seu antecessor. Em vez disso, esta decisão está de acordo com um político que foi o mais importante defensor democrata da invasão ilegal do Iraque, cujos crimes de guerra Assange expôs.

Quando vejo a qualidade jornalística de alguns programas dos vários canais televisivos de Portugal, a repetição de notícias no mesmo dia e em dias seguintes, faz-me pensar no declínio da classe jornalística em geral. Notoriamente não está  preocupada com a  eventual abertura da caixa de pandora, se Assange for extraditado, ou então já perderam o conceito da liberdade jornalística.  Eu quero acreditar que os apresentadores dos telejornais se sintam mal, com a lavagem ao cérebro, que diariamente disparam para as casas dos Portugueses. Serão obrigados?

Assange está a ser julgado por não identificar as suas fontes. Pratica comum do bom jornalismo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 13 de Fevereiro de 2021 by in Julian Assange and tagged .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: