A Arte da Omissao

Curiosidades do polvo da cyber espionagem da NSA 2 – Boundless Informant

transferir (2)

 Informador ilimitado – Boundless Informant

Mencionado pela primeira vez a 8 de Junho pelo The Guardian, o Informant Boundless não coleta informação. É uma ferramenta analítica, que simplesmente visualiza em tempo real sobre um mapa, o número de informações recolhidas de cada país.

Foi graças aos documentos revelados por Edward Snowden em Março 2013, que se soube que a maioria dos países foi espionada:

Irão (14 bilhões de dados recolhidos)

Paquistão (13,5)

Jordânia (12,7)

Egito (7,6)

Índia (6,3)

Num total de 97 mil dados colectados só num mês, cuja unidade designada, de acordo com o The Guardian, foi o email ou telefonema. De acordo com a legenda do mapa, a França parece estar na média baixa, na escala de vigilância norte-americana, embora os documentos não forneçam dados precisos.

Os documentos analisados pelo Le Monde revelaram que, em dezembro de 2012, a NSA recolheu nada menos que 70,3 milhões de dados telefónicos na França, no âmbito do programa “US-985d”. Tais interceptações poderiam corresponder tanto a pessoas suspeitas de terem ligações com atividades terroristas como a indivíduos alvos, pelas suas meras participações em negócios, na política ou na administração francesa.

A existência do Informant Boundless mostra que, ao contrário do que tinha sido afirmado pelos responsáveis da NSA, esta ferramenta tem a capacidade de saber a origem dos dados colectados. 

boundless heatmap large

Resposta da NSA: a agência afirma que é incapaz de determinar “com certeza” a origem e a identidade das pessoas que espia. Então, recusa-se a divulgar o número de comunicações espionadas nos Estados Unidos.

Fonte: Plongée dans la “pieuvre” de la cybersurveillance de la NSA

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: